A indulgência plenária é um dom especial. Um verdadeiro tesouro, concedido pela Igreja aos fiéis que cumprem certas condições.
Podemos considerá-la como uma remissão, que permite a absolvição das penas temporais.
A pena temporal é o tempo que a alma precisará purificar-se no purgatório. Esse tempo é devido a Deus. Mas podemos amenizar essa dívida ainda em vida.
Sendo assim, a Quaresma é uma excelente oportunidade de amenizar as marcas do pecado em nossa alma, nos preparando para a Glória do Céu.
Neste artigo, explicamos de forma simples como você pode ganhar indulgências durante a Quaresma, tempo que nos convida para a conversão e renovação da vida cristã.
Além disso, seguem alguns benefícios espirituais que você pode alcançar com estas ações.
Antes de tudo, precisamos evitar qualquer tipo de pecado. Dos mais comuns, como a preguiça, por exemplo, até os mais graves.
Para alcançar este objetivo, três passos são fundamentais: confessar-se, comungar e orar pelo Papa.
Dessa forma, iniciamos um caminho de purificação da alma. Esse caminho nos une ainda mais a Jesus, Maria Santíssima e à Igreja.
E não esqueça: Podemos ganhar indulgências para nós ou para os mortos, mas não podemos ganhar para outras pessoas vivas. E só podemos ganhar uma indulgência plenária por dia.
Agora, confira 4 maneiras de alcançar a Indulgência Plenária durante a Quaresma:
⁕ Recitação da Via Sacra
A princípio, este ato nos permite meditar sobre os mistérios do sofrimento e morte do Senhor. Assim, conectamos nossos corações ao exemplo do sacrifício de Nossa Senhora. Se for realizada com devoção, seguindo as diretrizes da Igreja, esta meditação nos qualifica para a indulgência plenária.
⁕ Oração do Santo Rosário
Ao recitar o terço, nos unimos a Maria em uma profunda comunhão de fé e devoção. Isso acontece, especialmente, se você meditar os mistérios em família ou em igrejas. A oração do terço não apenas nos fortalece espiritualmente, mas também nos abre para a graça da indulgência plenária.
⁕ Adoração Eucarística
Um momento inestimável com a presença de Cristo no Santíssimo Sacramento. Este ato de adoração, inspirado pela fé em Nossa Senhora de Fátima, também traz a possibilidade da indulgência plenária, desde que sejam cumpridas as condições habituais.
⁕ Leitura das Sagradas Escrituras
Dedicar ao menos meia hora para a leitura ou escuta da Bíblia é uma forma de aprofundar seu conhecimento e espiritualidade. Esta ação nos aproxima da indulgência plenária, nos fazendo sentir mais próximos dos exemplos de vida de Jesus e Maria Santíssima.
Essas ações são simples, mas muito poderosas. Por meio delas, demonstramos nosso amor a Deus, Jesus Cristo e Nossa Senhora. Portanto, comece hoje mesmo a praticá-las e receba as graças da Indulgência Plenária.
****
Um excelente caminho para fortalecer sua fé, não só durante a Quaresma, bem como em todo o ano, é fazer parte do grupo Famílias Apóstolos de Fátima.