.
Uma alvissareira notícia nos chega de Roma: serão promulgados os decretos relativos ao martírio de 38 Servos de Deus albaneses, mortos pelos comunistas entre 1945 e 1974.
Isso significa que fica aberto o caminho para uma beatificação desses heróis da fé.
Um pouco de história
A Albânia fazia parte das províncias romanas da Dalmácia, Macedônia e Moésia Superior.
Mas foi dominada ao longo dos séculos por vários povos, até culminar, no século XIV, com a invasão muçulmana.
Nessa época levantou-se o valoroso Skanderbeg, que, de 1443 a 1467, em sucessivas batalhas, conseguiu libertar o território pátrio da tirania islamita.
Com a morte desse grande guerreiro, os muçulmanos voltaram e dominaram todo o país. Muitos católicos fugiram então para outras regiões.
Entre estes estavam dois amigos, Giorgio e De Sclavis, que em despedida se dirigiram a um santuário de Nossa Senhora em Scutari, no qual se venerava uma milagrosa pintura da Santíssima Virgem.
Quando rezavam fervorosamente diante da Mãe de Deus, sua santa imagem desprendeu-se da parede onde estava, e começou a flutuar em direção ao Mar Adriático.
Os dois fiéis albaneses a seguiram, atravessando a pé enxuto o oceano, até atingir Roma.
Souberam então que uma misteriosa representação da Virgem, vinda do céu, pousara num altar de uma igreja inacabada na cidade de Genazzano (Itália).
Para lá foram eles, reconhecendo, assim que chegaram, a celeste Senhora de seu país. O afresco passou a ser conhecido pela famosa invocação de Nossa Senhora do Bom Conselho de Genazzano.
Os anos correram e, em 1912, a Albânia conseguiu mais uma vez sua independência. Mas sua história a partir de então foi uma sucessão de mudanças de regimes e de ocupações, até cair, em 1945, sob o poder dos comunistas.
Uma garra de ferro dominou então esse sofrido país, declarado em 1967 pelos vermelhos “o primeiro Estado ateu do mundo”.
Como em todos os países em que o comunismo tomou o poder, uma de suas primeiras medidas foi executar uma drástica reforma agrária para desestabilizar a conservadora classe agrícola, forte obstáculo para seus desígnios.
“No dia 6 de fevereiro de 1967, o ditador [Enver Hoxha] deu início à ‘revolução cultural chinesa’. Tal revolução se estendeu, com idêntica intensidade e ferocidade, até os mais remotos rincões do país, especialmente contra a Igreja Católica.
Cerraram-se todos os templos e mesquitas.
Esta terrível situação prosseguiu até 4 de novembro de 1990, dia em que, com a celebração de uma Santa Missa no cemitério católico de Shkodër [Scutari], teve início uma nova época para a religião e para a profissão da fé”.
Em 1991 os sem-Deus foram vencidos, mas conservaram poder suficiente para, juntamente com o Partido Socialista, eleger o atual Presidente da República.
A Albânia tornou-se uma das nações com menor prática religiosa no mundo; os católicos constituem apenas 10% da população.
.
(Continua…)
.
.
* * *
.
Ligue agora para nossa Central de Orações e inclua seus pedidos na
Santa Missa de Amparo.
.
.
Ligue agora para:
.
0800 773 11 19
(grátis para todo o Brasil)
.
.
2 Comentários
obrigada por tudo, até breve elenir
Peço a Jesus e ao seu Sacratíssimo Coração e a Nossa Senhora das Graças também que como ela mesma pediu em Pesqueira PERNAMBUCO em 1936 devoção a ela e ao Sagrado Coração de Jesus e oração e penitencia para se evitar este mal aqui no Brasil.Esta aparição fara 80 anos em 6 de Agosto deste ano como diz no livro de Ana Ligia Lira O DIARIO DO SILENCIO