38% dos europeus têm distúrbios mentais. Fruto do afastamento da religião?

38% da população da União Européia (EU) sofre de distúrbios mentais e doenças cerebrais, revelou um estudo do Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia (ENCP, em inglês), segundo noticiou “The Telegraph” de Londres.

“As desordens mentais se tornaram o maior desafio à saúde na Europa do século XXI”, dizem os autores.

Apenas um terço dos doentes recebe a terapia ou medicação necessária. Porém, as repercussões econômicas negativas dessas doenças são calculadas na ordem de centenas de bilhões de euros, pela incapacitação física e mental dos doentes.

Grandes laboratórios farmacêuticos desenvolvem caríssimos projetos financiados pelos governos para encontrar remédios que contenham o progresso dessas doenças.

“Precisamos fechar o abismo aberto pelas desordens mentais”, disse Hans Ulrich Wittchen, diretor do Instituto de Psicologia e Psicoterapia Clínica da Universidade de Dresden, Alemanha, e chefe do estudo dos pesquisadores europeus.

O estudo do ENCP analisou 30 países europeus – os 27 da UE, a Suíça, a Islândia e a Noruega – que somados atingem uma população de 514 milhões de pessoas.

A equipe do Dr. Wittchen considerou perto de 100 doenças que incluem a totalidade das maiores desordens psicológicas, desde a ansiedade e a depressão até a esquizofrenia, a epilepsia, Parkinson e esclerose múltipla.

A conclusão do ENCP é de que há um nível altamente excessivo de desordens mentais e doenças cerebrais nos países estudados.

As doenças mentais se tornaram a principal causa de morte, incapacitação e um dos maiores ônus econômicos para os serviços de saúde no mundo inteiro.

A Organização Mundial da Saúde prediz que por volta de 2020, a depressão será causa da segunda maior despesa em doença de todas as épocas. Mas, para a UE, segundo o Dr. Wittchen, o futuro chegou mais cedo.

As quatro doenças que mais inabilitam pessoas são a depressão, a demência, a dependência alcoólica e os AVCs.

Estudo análogo anterior apontou que em 2005 a percentagem deste tipo de doentes da UE atingia 27%, tendo aumentado até 38% em 2011.

A tentativa de construir uma super-organização em bases puramente materiais que ignoram – e até hostilizam – o lado espiritual e a religião do homem, não será uma das causas mais profundas desses desarranjos mentais?

Nesse sentido, atentar contra os fundamentos cristãos da civilização acaba sendo uma das maiores loucuras e um dos maiores fatores de enlouquecimento.

Fonte: Instituto Plinio Corrêa de Oliveira

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

8 Comentários

  • Nossa Senhora protegei a Anapaula o Rafael o Fernando meu trabalho a saude de meus pais irmãos pela Solange sua saude e todos da minha familia

    Resposta
  • Mãe dai -me sabedoria e discernimento para conviver com o espiritismo na minha família e no meu trabalho pois não estou conseguindo lidar com a situação. Obrigada minha mãe.

    Resposta
  • O mãezinha querida do céu ajuda-nos a termos saúde do corpo e da alma nos e nosso familiares e amigos por que pedimos.

    Resposta
  • Causa-nos muita insegurança e tristeza ao lermos o exposto acima.Pois fomos criados para uma vida saudável e a de alegria . O mundo atual com todos os meios tecnológicos possiveis já não deixam as pessoas satisfeita,daí a causa de tantos .Vive-se sómente para atender os apelos da s tecnologias modernas,deixando-se de lado tudo aquil que enriquece as nossas necessidades afetivas e humanas.Tudo isso é desprezadp em nome das facilidades modernas,distanciando-nos de tudo que é natural,e alegra nosso espírito.Afastamo-nos do espiritual em sua essência,deixando nosso Deus de lado e nos apegamos as coisas deste mundo.Surgem então todas essas doenças que nos incapacitam para uma vida de amor,carinho,bondade,alegria ,amor ao próximo,ao trabalho,voltada para os bens familiares e religiosos.Ficamos sem direção porque não colocamos Deus à frente de tudo que fazemos,ficamos escravos das coisas deste mundo.Que a misericórdia e bondade do Senhor e a intercessão de Maria venham em nosso auxílio!

    Resposta
  • Tenho certeza que é falta de oração sim, falta de confiar a Deus a própria vida que é DELE. Jesus cura, Jesus salva, Jesus liberta. Eu confio em Jesus.

    Resposta
  • Achei,insensato esta públicação, visto que era estudo de lá para lá
    Se fôsse feito este estudo aqui?! A porcentagem de doentes não poderia ser maior,por motivo exatamente ao contrário,excesso de religião?
    Me desculpem o atrevimento. Mais se foi postado em página pública considero que aceitem posição contraria de voceis.
    obrigada.

    Resposta
  • É gratificante podermos enviar pedidos de orações a Nossa Senhora de Lourdes, para pro-
    teção do nosso corpo e támbém nossa alma!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on email

Cadastre-se:

Mais postagens

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?