Irmã Domingas do Paraíso nasceu de pais pobres, em uma aldeia chamada Paradiso, perto de Florença (Itália). Desde pequenina começou a servir a Mãe de Deus. Jejuava em sua honra todos os dias da semana; nos sábados dava aos pobres a comida de que se tinha privado.
Nesse dia procurava o jardim da casa ou os campos vizinhos, onde colhia quantas flores podia, indo com elas enfeitar uma imagem da Santíssima Virgem com o Menino ao colo, que havia em casa.
Vejamos agora com que favores a gratíssima Senhora recompensou os serviços desta sua serva.
Estando um dia Domingas à janela (teria 10 anos então), viu na rua uma senhora de bela aparência com um menino, ambos estendendo a mãos como se pedissem esmola. Vai logo buscar um pão para aqueles pobres, quando, de repente, sem que se abrisse a porta, os vê a seu lado, dentro de casa.
Repara então que a criança tinha feridas as mãos e o peito. Pergunta à bela senhora:
– Quem feriu o menino?
– Foi o amor, – respondeu-lhe a mãe.
Encantada com a beleza e modéstia do pequenino, pergunta-lhe Domingas se lhe doíam as feridas. Mas ele só responde com um sorriso. Entretanto mãe e filho foram se aproximando da imagem que costumava ser enfeitada por Domingas.
– Diz-me, filha, o que te move a coroar de flores esta imagem? – pergunta-lhe a senhora.
– Move-me o amor que tenho a Jesus e Maria.
– E quanto os amas tu?
– Amo-os quanto posso.
– E quanto podes?
– Quanto eles me ajudam.
– Continua, continua a amá-los, disse-lhe a senhora, que eles mui bem te recompensarão no paraíso.
Sentiu então Domingas um perfume celeste a desprender-se das chagas. Perguntou por isso à mãe pelo bálsamo com que as ungia e se podia comprá-lo. Ao que respondeu a senhora:
– Compra-se com fé e com as boas obras.
Ofereceu depois pão ao menino, mas a mãe disse-lhe:
– A comida deste meu filho é o amor, dize-lhe que amas a Jesus, e o contentarás.
O menino, a este nome de amor, começou a alegrar-se, e voltando para Domingas, perguntou-lhe quanto amava a Jesus.
– Amo-o tanto, que vivo pensando nele, noite e dia; só me preocupo em dar-lhe o maior gosto possível, responde a interrogada.
– Pois bem, acrescentou o menino, ama-o, que o amor te ensinará o que deves fazer para contentá-lo.
Aumentando cada vez mais a fragrância que se exalava das chagas, exclamou Domingas:
– Ó meu Deus, essa fragrância me faz morrer de amor. Se ela é tão suave numa criança, que será então no paraíso? –
Mas eis que se muda a cena, de repente: a Mãe da criança aparece revestida como uma Rainha e circundada de luz, e o menino resplandecente como um sol de beleza. Ei-lo que toma as flores, espalha-se sobre a cabeça de Domingas, que reconhece então naqueles personagens Jesus e Maria, e prostra-se para venerá-los devidamente. Assim terminou a visão.
Mais tarde Domingas tomou o hábito dominicano e morreu em odor de santidade no ano de 1553.
Extraído do livro: Glórias da Maria. Santo Afonso de Ligório
6 Comentários
Santa Domingas.Ensina-me a ter a humildade e a sensibilidade de amar a Jesus e Maria como a Senhora OS amou.Que o teu exemplo de amor a Jesus e Maria,cresça no meu coração e que eu possa com sua intercessão junto a Jesus e Maria,ensinar as pessoas à AMÁ-LOS como a senhora OS amou!.AMém.
Que pela intercessao de Santa Domingas eu aprenda a amar Jesus e Maria, como Eles merecem e tanto quanto eu deva ama-LOS. amém
O amor à Virgem Santíssima é por excelência todo puro e verdadeiro,pois vem da Sua grande bondade ,cativando-nos e mesmo colocando em nosso coração o desejo de amá-la ,abrindo -nos para venerá-la e a imitá-La em suas virtudes.Brota em nossa alma a alegria de Tê-la como nossa Mãe e Rainha.Entreguemos a Ela por sincera devoção todas as nossas inquietudes :Ela nos mostrará o Caminho de Seu Filho Jesus,para alcançarmos a paz e a benão por nós desejada. Ó Maria envolva-nos com sua ternura e mansidão e seremos regenerados na nossa Fé ao Senhor e no Amor aos irmãos.És preciosa para todos nós que acalentamos o desejo confiante de seguir sempre caminhando com a Mãe e o Filho,a quem dedicamos todo o nosso Amor e gratidão! Salve Maria!
Jesus e Maria sede minha salvação amem Tarcisio
Nossa que maravilha ler estes textos belissimos,fico emocionada pois sei que td é amais pura verdade,como queria eu ser digna de tantas maravilhas assim.
Mais Jesus e amaria sabe o tamanho de meu amor por ele.talvez não seja digna de muitas coisas mais sei perdõar e sei amar,apesar de minha familia se afastar de mim por causa da segunda mulher de meu Pai já falecido,mais gosto muito dela e me arependo de ter lhe abandonado,mais agora eu falo com ela sim tenho duas irmãs com ela e meu lindo Pai que o amava demais,e eles meus irmãos estão sem falar comigo ó Senhor perdõa eles pois eu já perdoei.
Como eu adoro, e me sinto tão bem, quando leio esses gloriosos e incríveis acontecimentos que Maria, Nossa Mãe, nos proporciona. Como é bom ser filho Dela.